Sentimentos…oque são eles?

26 Jul

Se você for procurar no Google ou em dicionários, ira encontrar várias definições, e se sentira perdido pois não saberá definir qual o certo…

Peguei no Google apenas 02 definições só para ver se respondia ao que eu queria saber…

1° Definição:

O sentimento é algo com que se anda.

Andamos tristes ou andamos alegres.

• Os sentimentos distinguem-se das emoções porque se prolongam no tempo.

• É um estado interior de caráter privado, enquanto as emoções são públicas e dirigidas para o exterior.

Fonte: http://pt.scribd.com/doc/2581429/As-emocoes

2° Definição:

Os sentimentos são informações que todos os seres biológicos são capazes de sentir nas diferentes situações que vivenciam, todo ser é dotado de sentimentos e eles são diferentes entre si.

À parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções é o sistema límbico. Sendo alvo do estudo da medicina, biologia, filosofia e psicologia.

Alguns exemplos dos sentimentos:

O amor – amar (pode-se amar ou não, a si mesmo, ou outro indivíduo);

O medo – Uma informação de que existe riscos, ameaças ou perigo direto para o próprio ou para algum de seu interesse.

Segundo um professor de Harvard, Abraham Maslow, todos os seres humanos nascem com um senso de valores pessoais positivos e negativos, sendo atraídos por tais valores.

Os positivos são: honestidade, justiça, verdade, beleza, vigor, poder, ordem, inteligência e o humor.

Os negativos são: morbidez, feiúra, falsidade, caos, engano, fraqueza e etc.

Maslow declara que valores pessoais positivos são definidos somente em termos de outros valores positivos, ou seja, não se pode maximizar qualquer virtude e deixar que ela contenha valores pessoas negativos sem que estas repulsam (aconteça a repulsão).

O termo sentimento é muito usado para designar uma disposição mental ou algum propósito de uma pessoa para outra. Sendo assim, os sentimentos seriam ações decorrentes de uma decisão, além das sensações físicas que são sentidas como conseqüência de amar, por exemplo.

Fonte: http://www.brasilescola.com/psicologia/sentimentos.htm

Então e aí me pergunto… Entendeu??

Eu ando me sentindo perdida, sem chão, sem compreensão, sem entendimento, sem vontade de aceitar os meus limites (quero sempre superá-los) quanto mais aceitar o limite de outras pessoas, me questiono, me policio pois tenho um medo de errar tão grande para comigo e depois para com os outros que na hora que mais preciso ter calma o medo me domina…nestas horas tenho vontade de sentar num canto e chorar até, mas hoje em dia nem posso isso pois convivo com pessoas que não aceitam esse meu jeito, isso me deixa pior ainda pois a única forma que tenho de colocar minha decepção comigo mesmo e com os outros para fora sou coibida…

Meus sentimentos e emoções andam mudando tanto que tem dias que tenho vontade de… sumir, outros de enforcar quem me irrita só pelo fato de ter uma existência inútil (aos meus olhos), outros de ficar em casa trancada no meu quarto, outros de dormir o dia todo, outros de ficar sozinha, outros de ficar fora o dia todo, outros de assistir filme/ seriados, outros de estudar inglês (que anda me tirando do serio), outros de ter uma saúde 100% para poder sumir pelo mundo, outros de cozinhar o dia todo, outros de voltar a trabalhar, outros de apenas existir…

Mas todos eles me remetem a uma coisa MEDO, sim tenho medo de tomar posturas erradas e me arrepender depois, então muitas vezes sigo o contexto que me dão e fico “morta” no meu fundo interior…

Hoje estava assim bem perdida nos meus sentimentos e emoções por causa do inglês grandes decepções, poderia ter sido melhor (olha eu me cobrando), mas a noite dei uma saída com o Dani fomos num encontro de fotografia e foi muito gostoso ri demais e isso já me deixou bem.

Mas agora preciso ir me deitar pois amanhã bem cedo tenho algo a fazer que pode tanto me remeter de volta ao serviço, como pode me deixar mais um tempo para essa minha etapa de trabalhar melhor meu eu de sentimentos e emoções e o principal ter uma saúde melhor…

Beijos fiquem com Deus e os Anjos da Guarda

Uma resposta to “Sentimentos…oque são eles?”

  1. Nannda 26/07/2011 às 12:43 AM #

    A gente fica assim mesmo… mas não é pra sempre… é um período da nossa vida. Ainda bem que tudo passa, embora pareça interminável enquanto dura.
    Mas um conselho… faça o que vc quer… o que sente que deve… nossa vida eh mto curta pra nos privarmos das coisas.
    Faça o que te deixa feliz. O que te faz bem. Se precisar chorar, chore, mas que não seja por mto tempo pra não atrapalhar a visão e o caminho das coisas legais que tem por ai.
    Aproveite esse tempo de mudança. Trilhe novos caminhos!
    Estamos aqui torcendo por vc!
    Todos nós!
    Conte comigo pro que precisar!

    =*** sua troll

Deixe um comentário